Nossa História

A história da Queijo com Arte Fazenda Santa Luzia começa no século passado e muito longe de Itapetininga. A Fazenda Santa Luzia foi fundada por Helmut Breuer que  veio da Alemanha na década de 50 viver em São Paulo, capital. Porém, nunca se esqueceu de sua origem rural. Na década de 70, adquiriu a propriedade em Itapetininga e construiu uma fazenda para produção de leite nos mesmos moldes do Bauernhof onde nasceu em Aachen. Começou importando as primeiras vacas da raça Simental que chegaram de avião e desenvolveu-se como produtor de leite tipo B.

A propriedade leiteira, na década de 80, na mão de Martin Breuer, seu sucessor e médico veterinário, começou a tomar novos rumos em direção à seleção do gado Simental, raça de dupla aptidão (carne + leite). O leite das vacas Simental, em virtude do alto teor de proteína, é ideal para a produção de queijos.

Martin é o idealizador e responsável técnico da queijaria.

Na década de 90, com a vinda de Maristela Nicolellis (esposa do Martin) para a fazenda, os esforços se concentraram na total verticalização da produção do leite. Assim, depois de vários cursos sobre produção de queijos, na FRIALP em Nova Friburgo, no Instituto Cândido Tostes em Juiz de Fora, na ENIL (École Nationale d'Industries Laitières) em Poligny, França, começaram as obras para a construção da primeira queijaria do Estado de São Paulo com SISP artesanal.

Maristela é a Mestre Queijeira responsável pela criação e produção dos queijos e membro da Guilde Internationale des Fromagers.

Braukäse 1.jpg

Desde então, a Queijo com Arte Fazenda Santa Luzia, pioneira na produção artesanal de queijos no Estado de São Paulo, vem se consolidando como referência nos quesitos qualidade, exclusividade, arte e originalidade.

Os anos de dedicação e trabalho sério são reconhecidos pelos clientes e também pelas diversas premiações em concursos nacionais e internacionais.

Engajada no desenvolvimento do setor na sua região, a Queijo com Arte Fazenda Santa Luzia é uma das fundadoras do grupo de queijeiros do Caminho do Queijo Artesanal Paulista.

A partir de 2016 o casal Martin e Maristela começou a receber visitantes do Brasil e exterior na Fazenda Santa Luzia. A atividade do bistrô tem se intensificado e já conta com uma equipe liderada por um chef de cozinha. Há também atividades como trilhas, passeios e pic-nic na mata.

  • Facebook Clean
  • White Instagram Icon
Estamos à sua disposição!

Não achou as informações que desejava? Precisa de ajuda e acredita que possamos ajudar? Entre em contato! Retornaremos o mais breve possível.